6 de set. de 2010

Spider-Man: Shattered Dimensions

Movimentando o Homem-Aranha com os famosos controles da Nintendo

Shattered Dimensions é um game que, como muitos já sabem, apresenta mais de uma versão do famoso personagem da Marvel. A trama é baseada nas consequências da destruição de um artefato mágico. Sendo assim, cabe ao jogador controlar quatro aparições do herói aracnídeo na tentativa de salvar diferentes mundos de um fim trágico.

No último dia 30 de agosto, os críticos do site IGN tiveram a oportunidade de conferir mais de perto o título dedicado para o console de última geração da Nintendo. É uma alegria constatar que quem possui um Wii poderá conferir os mesmos conteúdos presentes nas edições para PlayStation 3 e Xbox 360. A única diferença de peso consiste no esquema de comandos, visto que os controles do Wii são sensíveis a movimentos.

Além disso, o site também revelou detalhes aprofundados do game para o portátil da “Big N”. No DS, espera-se que os gamers entrem em contato com algo único. Trata-se de uma aventura original capaz de impressionar os portadores da tão conhecida plataforma de bolso com duas telas (uma delas sensível a toques).

Uma breve recapitulação

Vale a pena reforçar que os desenvolvedores tentaram ser bem fiéis àquilo que está presente nos quadrinhos. O jogador terá a chance de contemplar e controlar as versões Noir, Ultimate, Amazing e 2099 de Spider-Man. São as peculiaridades de cada protagonista que tornam este game tão atraente.

É praticamente como se quatro jogos tivessem sido agrupados em apenas um. Enquanto o universo de Noir é uma área de furtividade, Ultimate exige que o gamer mergulhe na ação descaradamente. A diversificação é fundamental para deixar a experiência incansável, uma vez que cada universo possui um ritmo diferente.

Brincando no Wii

Levando em consideração que até mesmo o design artístico e trabalho de vozes são iguais em comparação com o jogo para PS3 e X360, o game para o console da Nintendo tenta se destacar pela presença ocasional de comandos feitos através de movimentos corporais do jogador. Mas nenhuma das peculiaridades deixa a jogabilidade completamente distinta do que é presenciado nas edições para as plataformas da Sony e da Microsoft.

Exemplos? Dentro do universo de Noir, você terá que balançar a famosa dupla de controles — Wii Remote e Nunchuk — para arrebentar certas portas. Além disso, será fundamental chacoalha rapidamente o Nunchuk para realizar um ataque furtivo.

Portanto, ações como apontar na tela e balançar momentaneamente os controles são efetuadas apenas em momentos oportunos. Felizmente, os portadores do Wii que gostam do personagem da Marvel terão a possibilidade de adquirir uma combinação expressiva entre recursos técnicos de qualidade — pelo menos é o que prometem os desenvolvedores hábeis da Beenox — e controles amigáveis.




Aranhas no bolso

No DS, as principais características são as seguintes: jogabilidade side-scroller (tela lateral), protagonistas diversificados, ambientes variados, poderes especiais e desbloqueio de habilidades fundamentais para o progresso.

Vale a pena ressaltar que progredir é uma ação recompensadora. O Homem-Aranha 2099, por exemplo, começa apenas com a habilidade de deslizar — gliding — pelo cenário para se movimentar. No entanto, há a chance de adquirir o poder de usar teia para a movimentação em outro universo. Em contrapartida, o gliding é cedido para o Spider-Man daquele universo.

O melhor é que, através do uso de novas habilidades, áreas anteriormente restritas podem ser acessadas (de forma semelhante ao que ocorre na franquia Metroid). Isso serve como um estímulo para que o jogador mergulhe fundo no game.




O combate também é um aspecto curioso. Pessoas mais experientes são capazes de compreender que apertar furiosamente o botão principal de ataque é muito pior do que efetuar poderosos combos. É possível derrubar oponentes em pleno ar, amarrar adversários em teias e até mesmo arrancar armas de mãos hostis com disparos rápidos de teias. A profundidade das batalhas é admirável, já que o assunto é um título portátil.

Como se tudo isso não bastasse, o site IGN indicou que haverá novos inimigos. Pelo visto, a equipe de desenvolvimento da Griptonite Games fez uma bela aliança com a Marvel, propiciando o surgimento de oponentes inéditos e cativantes.

Shattered Dimensions está previsto para chegar aos usuários das plataformas PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii e Nintendo DS no dia 7 de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário