17 de set. de 2010

FIFA 11:Simulando o belo futebol de Kaká e de outras estrelas do esporte

É um tanto desconfortável ser parcial na introdução de uma prévia, mas certas vezes isso é inevitável. Depois de conferir as versões demonstrativas de FIFA 11 e Pro Evolution Soccer 2011, boa parte dos fãs do gênero pode afirmar que o título da Electronic Arts está dominando a concorrência. Até o momento, FIFA está à frente dos demais jogos de futebol em quase todos os aspectos.

O Baixaki Jogos teve a oportunidade de testar a demo da nova aparição da franquia da EA nas principais plataformas-alvo: PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Com isso, foi possível ratificar as melhorias no desenvolvimento tanto na jogabilidade quanto nos recursos técnicos (sons e, principalmente, gráficos).



Ainda mais preciso

Se você já acha que as edições 2009 e 2010 da série oferecem um conjunto de controles sólido, preciso e desafiador, prepare-se. Agora, é “ainda mais fundamental” dominar o pino analógico (ou o teclado nos computadores) e a intensidade dos apertos nos botões de passe, lançamento — aéreo ou rasteiro — e chute. A versão de 2011 detecta quaisquer variações na direção desejada para um passe, por exemplo.

Isso é apenas um dos pontos que exige mais atenção... Principalmente para os jogadores desatualizados em relação à franquia. Chutes diretos, cobranças de bola parada, cruzamentos e até mesmo movimentos defensivos devem ser realizados com cautela. Mas é uma alegria constatar que, após a realização de algumas partidas, o gamer dedicado consegue avançar satisfatoriamente no aprendizado.

Quem gosta de “jogar bonito”, entretanto, deve pensar e agir rapidamente com os comandos de drible. Proteger a bola e mantê-la sempre dominada é crucial para superar adversários difíceis comandados por outro jogador ou esportistas controlados pela inteligência artificial nos níveis de dificuldade mais elevados.




Mais uma vez, a aplicação de diferentes táticas em tempo real entra em sintonia com a habilidade do gamer durante as partidas. É interessante modificar o comportamento da equipe como um todo na tentativa de obter melhores resultados contra oponentes estrategicamente melhores.

Tecnicamente aprazível

Mais no PC do que nos consoles, levando em consideração que existe a possibilidade de aplicar filtros anti-aliasing (corretores de bordas serrilhadas) na demo dos computadores e isso não ocorre nas versões para PS3 e X360. Pessoas com máquinas potentes têm a chance de contemplar impressionantes modelos virtuais de atletas conhecidos em todo o planeta.

Felizmente, o som continua bom. A narração é um tanto escassa, mas a torcida permanece vibrante. O impacto dos chutes e dos demais efeitos sonoros é combinado com a bela apresentação gráfica dos eventos. Pode-se dizer que as inovações técnicas estão satisfatórias, por mais que a experiência — de uma perspectiva mais ampla — não esteja tão próxima da realidade quanto muitos esperavam.





Uma característica intrigante de FIFA 11 é a presença de um conjunto diversificado de novos movimentos. Isso fica ainda mais realçado durante o controle de estrelas como Kaká, Messi e Cristiano Ronaldo. O pessoal da EA realmente caprichou na retratação de ações que caracterizam fortemente os estilos variados dos esportistas.

Limitado... Por enquanto

Tradicionalmente, a demo do jogo é restrita e apresenta somente algumas opções de configuração. No PC, somente o modo de dificuldade Amateur (o mais fácil) está liberado. Várias áreas — como diferentes modos de jogo — estão bloqueadas e apenas mostram imagens e textos descritivos. São seis as equipes à disposição: Chelsea, Barcelona, Juventus, Olympique Lyonnais, Real Madrid e Bayer Leverkusen.

Porém, quem está se divertindo com o FIFA Superstars (jogo da EA Sports para o canal Facebook) pode desbloquear certos itens em ambos os jogos. Somente experimentar a demo já libera 11 Match Tokens, mas marcar um gol arca no desbloqueio de um atleta Gold em Superstars.


Além disso, o gamer é recompensado com 30 mil moedas se vencer cinco partidas em FIFA 11. Isso também faz com que a equipe Arsenal fique disponível na demo. Por fim, disputar dez embates — vencendo ou não — libera outros 11 Match Tokens em Superstars e o estádio Emirates Stadium na versão demonstrativa de FIFA 11.

FIFA 11 será lançado para os usuários das plataformas PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable (PSP), Nintendo Wii, Nintendo DS e Xbox 360 no dia 28 de setembro deste ano.

Um comentário:

  1. Eu me pergunto como um jogo de futebol ficaria mais perfeito do que já está ? será que a torcida organizada briga ? a torcida joga rolo de papel ? será ? rsrsr bom isso quem pode nos responder é a tecnologia dos games que cada vez mais nos surpreende com seus gráficos.

    Eu gostaria muito que você passase em meu blog para dar umsa olhada,pois meu blog fala sobre jógos e sobre algumas notícias.

    Agradeço a sua presença em meu blog.

    http://hardgame90.blogspot.com/

    ResponderExcluir